Filme: Escritores
da liberdade (Original: Freedom Writers)
País: EUA/Alemanha
Gênero: drama.
Classificação: 14 anos.
Duração: 123
min. Ano: 2007.
Direção: Richard lagravenese .
Produção: Danny devito, Michael Shamberg,
Stacey Sher.
RESUMO
ESCRITORES DA LIBERDADE
Este filme vem mostrar o quanto um incentivo faz a
diferença. Já nas primeiras cenas temos a dimensão das dificuldades que a professora
Erin Gruwell uma professora novata vai ter que enfrentar no decorrer
do mesmo. No dia em que a mesma foi conhecer onde ia dar aula já teve o
primeiro impacto, a sala onde a mesma ia lecionar era diferente das demais,
pois as restantes haviam recursos modernos e proporcionavam maior incentivo aos
alunos, e na sua turma por se tratar de uma turma de alunos com problemas
judiciais, Ganges e problemas raciais, tinha
apenas um simples quadro de giz, além disso a mesma teve que lidar com a
antipatia da assistente que a desencoraja.
No primeiro dia de aula a professora chega cheia de
expectativas mais é completamente ignorada por seus alunos, alunos esses que
vinham de um bairro pobre da cidade, e que tinham que lidar diariamente com a violência
em seu bairro, a mesma leva o problema até a direção da escola onde a mesma é
mais uma vez ignorada, mais isso não a desanimou. No outro dia de aula a
professora tentou inovar, para tentar se aproximar da realidade dos mesmos ela
traz musicas, para tentar conhecê-los melhor, mais a principio não foi bem
aceito, pois alguns alunos a xingam o que assusta mais ainda a professora que
apesar disso não desiste. Como naquela sala muitos estavam diretamente ligados
com as Ganges a mesma lançou a pergunta, se valia apena participar das Ganges e
se os mesmos seriam lembrados por sua atitudes. Daquele momento começava uma
interação entre a professora e os alunos, a mesma propôs que os alunos falassem
de seus medos, suas angustias. Como a partir desse momento a mesma já conseguiu
a confiança parcial da turma, a professora Erin Gruwell lança a mão de um
projeto de leitura e escrita baseado no livro “O diário de Anne Frank”, todos teriam que
ler o livro e teriam que redigir tudo que sentissem vontade sobre suas vidas.
A mesma ressaltou que
esse diário só seria lido por ela se eles permitissem, a partir daí a
professora passou, a saber, mas sobre a vida de seus alunos, sobre seus
problemas, seus medos, etc. Visando um maior entendimento sobre o livro que os
mesmos estavam lendo a mesma propõe a direção que os alunos façam uma excursão
ao museu. Erin leva os alunos em um museu onde aprendem
sobre o Holocausto (a grande discriminação dos judeus) que mostra as atrocidades cometidas pelos
nazistas, com isso ela tenta mostrar que não eram só eles que tinham problemas,
eles não eram os únicos a sofrer com a violência, a professora tentar mostrar
que com suas historias de superação e força os judeus sobreviventes viraram
exemplos, e que eles também poderiam dar a volta por cima e servir de exemplo
para alguém. Após a ida ao museu a professora Erin leva seus alunos a um
restaurante onde os mesmos puderam conhecer alguns sobreviventes do holocausto.
Quando os alunos
terminaram de ler o livro a professora Erin propôs que eles escrevessem uma
carta para a mulher que protegeu Anne Frank, os alunos ficaram empolgados e
começaram a arrecadar fundos para vinda dessa mulher que eles tanto
admiravam. Como cada alunos tinha
escrito um diário os mesmos uniram suas historias e escreveram um livro com o
tema “Escritores da Liberdade”.
Esse filme vem nos mostrar
a valorização da Educação, e a professora Erin Gruwell é um
exemplo de como os professores podem ser bons educadores sem precisar ser um
ditador em sala de aula, pois a mesma conseguiu com que todos se respeitassem independentemente
de cor, raça ou religião.
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