Liberando a
mente - Computadores na Educação Especial
autor: José Armando Valente
Capítulo 1- Criando Ambientes de Aprendizagem para a Educação da Criança deficiente.
Resumo
Este livro apresenta o computador
como uma ferramenta primordial na aprendizagem de crianças com deficiência
(física, auditiva, visual ou mental), este apresenta ambientes de aprendizado
baseado no computador, para que possa proporcionar as crianças com deficiência
a oportunidade de desenvolver atividades interessantes, e que tenham propósitos
educacionais. Este vem relatar que pelo fato dos estudos sobre determinada
deficiência sempre ser tratado como um grupo homogêneo segundo algumas
variáveis, sendo que poderia ser tratado descrevendo os indivíduos em detalhe,
muitas das vezes deixa uma lacuna o que leva muitas pessoas a adotarem certas
crenças e a se comportarem de maneira a causar um impacto negativo ao
desenvolvimento intelectual do deficiente.
O mesmo relata sobre algumas lesões
cerebrais que podem impedir o aprendizado, e que podem existir outras causas
que contribuem para a deficiência intelectual destas crianças. O fato de terem
comportamentos diferentes, mesmo não relacionados com uma lesão cerebral pode
impossibilitar uma atitude positiva a respeito da aprendizagem. Um dos pontos é
a super proteção dos pais quanto ao subdesenvolvimento intelectual, uma vez que
estes sempre que possível fazem as coisas no lugar de seus filhos, fazendo com
que os mesmos não se esforcem para realizar nenhuma atividade, pois sempre terá
alguém para fazer em seu lugar. E relata também sobre nossas atitudes ao ver
uma criança tentando realizar algo. Nossa primeira atitude é ajuda - lá, mas
para um deficiente nós não tentamos ajudá-lo e sim eliminar o seu problema.
Duas idéias principais que são
relatadas nesse livro são:
Primeiro: que é possível e
desejável criar ambientes de aprendizagem de modo que o individuo
deficiente tenha a oportunidade de
desenvolver atividades que estão diretamente vinculados ás suas habilidades
intelectuais. E Segundo, a possibilidade de aprender sobre os diferentes
domínios, de aprender sobre pessoas, e de aprender sobre eles próprios pode
mudar a maneira como as crianças deficientes se vêem a si próprios, e a maneira
como elas são vistas por outras pessoas – isto pode abrir portas para um futuro
mais promissor.
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