sábado, 15 de junho de 2013

Livro _ Liberando a mente - Computadores na Educação Especial

 Liberando a mente - Computadores na Educação Especial
autor: José Armando Valente



Capítulo 1- Criando Ambientes de Aprendizagem para a Educação da Criança deficiente.
Resumo
Este livro apresenta o computador como uma ferramenta primordial na aprendizagem de crianças com deficiência (física, auditiva, visual ou mental), este apresenta ambientes de aprendizado baseado no computador, para que possa proporcionar as crianças com deficiência a oportunidade de desenvolver atividades interessantes, e que tenham propósitos educacionais. Este vem relatar que pelo fato dos estudos sobre determinada deficiência sempre ser tratado como um grupo homogêneo segundo algumas variáveis, sendo que poderia ser tratado descrevendo os indivíduos em detalhe, muitas das vezes deixa uma lacuna o que leva muitas pessoas a adotarem certas crenças e a se comportarem de maneira a causar um impacto negativo ao desenvolvimento intelectual do deficiente.
O mesmo relata sobre algumas lesões cerebrais que podem impedir o aprendizado, e que podem existir outras causas que contribuem para a deficiência intelectual destas crianças. O fato de terem comportamentos diferentes, mesmo não relacionados com uma lesão cerebral pode impossibilitar uma atitude positiva a respeito da aprendizagem. Um dos pontos é a super proteção dos pais quanto ao subdesenvolvimento intelectual, uma vez que estes sempre que possível fazem as coisas no lugar de seus filhos, fazendo com que os mesmos não se esforcem para realizar nenhuma atividade, pois sempre terá alguém para fazer em seu lugar. E relata também sobre nossas atitudes ao ver uma criança tentando realizar algo. Nossa primeira atitude é ajuda - lá, mas para um deficiente nós não tentamos ajudá-lo e sim eliminar o seu problema.
Duas idéias principais que são relatadas nesse livro são:
Primeiro: que é possível e desejável criar ambientes de aprendizagem de modo que o individuo deficiente  tenha a oportunidade de desenvolver atividades que estão diretamente vinculados ás suas habilidades intelectuais. E Segundo, a possibilidade de aprender sobre os diferentes domínios, de aprender sobre pessoas, e de aprender sobre eles próprios pode mudar a maneira como as crianças deficientes se vêem a si próprios, e a maneira como elas são vistas por outras pessoas – isto pode abrir portas para um futuro mais promissor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário